Português (pt-PT)English (United Kingdom)

Content on this page requires a newer version of Adobe Flash Player.

Get Adobe Flash player

MENSAGEM/EDITORIAL PDF Versão para impressão Enviar por E-mail
Quarta, 02 Fevereiro 2011 11:43

Por uma Administração Pública cada vez mais próxima e atenta


O IFPM, Instituto Fontes Pereira de Melo, fundado em 21 de Fevereiro de 1979, é uma Instituição de Utilidade Pública sem fins lucrativos (DR II série n.º 63 de 17/03/1983) que tem como linha fundamental o apoio ao desenvolvimento do Poder Local e à desburocratização e descentralização da Administração Pública, em termos que permitam dotar Portugal, aos níveis central, regional e local, de uma administração moderna e dinâmica, competente e rigorosa na sua capacidade de responder, porque cada vez mais próxima e atenta, às necessidades e expectativas dos munícipes.

Especial atenção tem merecido ao IFPM, ao longo de todos os anos que já leva de actividade, o estado permanente da Geografia Eleitoral do País bem como as questões da Cultura e do Ambiente. Desde 1979 que os seus Planos de Acção contemplam áreas tão diversas como a problemática da gestão municipal (nos aspectos jurídicos, administrativos e financeiros), do saneamento básico, da habitação e do urbanismo, dos transportes e da rede viária, e, especialmente, da cidadania e da promoção dos valores. Actualmente, a formação de jovens autarcas é uma das prioridades do IFPM.

Para dar cumprimento aos objectivos expostos o IFPM tem vindo a implementar uma reforçada dinâmica de intervenção junto dos eleitos locais e dos seus munícipes, criando novos meios e instrumentos que o reforcem como parceiro privilegiado do desenvolvimento e do progresso.

Nesta medida, entende o IFPM que, para que se cumpra a cidadania e se concretize uma efectiva democracia participada, é essencial que a informação de tudo o que respeita ao Poder Local circule e chegue a todos, de uma forma cada vez mais abrangente em termos de conteúdos e destinatários.

É, neste contexto, que assume especial importância o novo sítio do IFPM, actualizando e promovendo a informação e o conhecimento, permitindo criar novas formas de interacção com os Municípios e as instituições locais, procurando ser um instrumento de ligação e de comunicação interpares e registando, principalmente, nestes tempos de crise, as pessoas e as organizações que sabem e usam a sua criatividade, eficácia e esperança, para encontrar novos e mais adequados caminhos.

O objectivo prioritário do sítio do IFPM é, assim, recolher e partilhar toda a informação que respeite o Municipalismo, herdeiro de valores e tradições que sempre fundamentaram a identidade nacional e que constituem hoje uma força renovadora na realidade de um Portugal tantas vezes acomodado à sua própria vulnerabilidade. Dando testemunho, em tantas das suas regiões, de uma vontade inquebrantável em ganhar o presente e o futuro, com eles estamos, com estes Municípios construiremos o futuro a que os nossos filhos têm direito.

Actualizado em Quinta, 24 Fevereiro 2011 21:57
 
<< Início < Anterior 11 12 13 14 Seguinte > Final >>

Pág. 14 de 14