Português (pt-PT)English (United Kingdom)

Content on this page requires a newer version of Adobe Flash Player.

Get Adobe Flash player

Mais artigos...
<< Início < Anterior 1011 1012 Seguinte > Final >>

Pág. 1012 de 1012
CM-Câmara paga pela fortaleza PDF Versão para impressão Enviar por E-mail

Correio da Manhã

Segunda-feira, 28 de Março de 2011

 

José Carlos Eusébio

 

Vila do Bispo: Município assume gestão da Fortaleza do Beliche

 

Câmara paga pela fortaleza

 

A Fortaleza do Beliche, em Sagres, deverá passar para a gestão da Câmara de Vila do Bispo, mediante o pagamento de quatro mil euros ao Ministério das Finanças e da Administração Pública. "Estamos a preparar tudo para que seja possível assinar o contrato de cedência o mais rapidamente possível", revelou ao CM Adelino Soares, presidente da câmara.

 

 

 O autarca sublinha que "é uma vergonha aquele monumento estar encerrado há mais de dez anos".

O valor que a câmara vai pagar resultou de uma avaliação, que teve em conta as obras de recuperação que a câmara terá de realizar.

O Governo apresentou à autarquia três hipóteses de cedência: por 20 anos (quatro mil euros ou renda mensal de 30 euros), por 30 anos (59 500 euros ou renda mensal de 360 euros) ou por 50 anos (110 600 euros ou renda mensal de 580 euros).

A câmara escolheu a primeira opção e vai efectuar o pagamento de uma só vez.

Adelino Soares referiu que não está ainda definido o uso a dar ao monumento, mas garantiu que "este ficará sempre ligado aos Descobrimentos". O autarca salientou que existe a intenção de "rentabilizar o espaço", nomeadamente através do pagamento de entradas, bem como de relocalização, dentro da área da fortaleza, da capela de Santa Catarina, que se encontra em risco de derrocada.